A Teoria da Relatividade: Sistema de Coordenadas

em Português

Eduardo Prachedes
3 min readOct 21, 2023

Tendo como base a percepção da distância como um ramo da física, é necessário se ter uma forma de medir essas distâncias. Einstein propõe a ideia de criar uma haste de medida S como unidade de medida em sua interpretação física de distância. Portanto, vamos tomar os exemplos de Einstein por enquanto.

Base de qualquer medição de comprimento

Considerando A e B dois pontos de um corpo rígido. O segmento de reta entre eles, construído com as leis da geometria, pode-se partir de A e subtraindo dele o segmento S até chegar a B. Então o número de vezes que essa subtração se repete é a distância de AB.

Como é no cotidiano?

Se eu analisar a especificação de lugar “na praça de Potsdam em Berlim”, ela quer dizer o seguinte: a Terra é o corpo rígido ao qual se refere a especificação, e nela há um ponto marcado e dotado de um nome, “praça de Potsdam em Berlim”, com o qual o qual o evento coincide espacialmente.

Essa maneira de se especificar locais é considerada primitiva e aplicável somente para superfície de corpos rígidos e pontos distinguíveis.

Se livrando das restrições

a) Um corpo rígido é relacionado a um local(ponto) específico e estendido até alcançar o objeto.

b) Em vez de dar ao ponto um nome, como A ou B, se dá a ele o número que representa o tamanho da haste. Medido com a régua.

c) A altura do objeto não precisa ser medida por algo material como uma haste ou um poste. A altura pode ser deduzida a partir de cálculos levando em conta ángulos de diversos pontos de vista e como a luz se propaga na atmosfera.

Para nos emancipar dos “pontos com nomes”, será necessário o uso de medidas numéricas em um sistema de coordenadas cartesianas.

O sistema

O sistema consiste em três paredes planas e rígidas, perpendiculares e conectadas a um corpo rígido. Qualquer evento posicionado nesse sistema se descreve especificando de um comprimento de três linhas de prumo ou coordenadas(x, y, z) que se estendem do local do evento a essas três paredes.

Nesse caso, para se calcular o comprimento desses três fios será necessária a Geometria Euclidiana.

Ciência Compulsiva

Todos os textos postados nessa plataforma foram originalmente postados no blog do Ciência Compulsiva. Acompanhe nossas postagens pelo site oficial e ouça nosso podcast!

//Entre em contato caso queira fazer uma correção!

--

--

Eduardo Prachedes

Young individual with a deep interest in programming, Math, Science and everything.