Matando Espantalhos: Os Comunistas vão roubar sua casa?

por Eduardo Prachedes

Eduardo Prachedes
3 min readOct 23, 2023

Com o aumento da discussão em torno do “comunismo” nos últimos tempos, principalmente devido às eleições, você provavelmente já ouviu de um familiar ou até mesmo de apoiadores do ex-presidente da república a afirmação de que “os comunistas vão roubar sua casa!”.

Pessoas inteligentes geralmente se esforçam para estudar um tópico antes de proferir opiniões infundadas. No entanto, isso não é sempre o caso da direita, que, por interesses pessoais ou pura ignorância, frequentemente distorcem as ideias revolucionárias da esquerda e até mesmo insultam sociais-democratas chamando de “comunistas”, um termo que, supostamente, soa pejorativo. Mas desta vez, estou aqui para esclarecer ou, até mesmo, prevenir você de acreditar nas deturpações criadas pela direita e revelar sua desonestidade.

Eu decidi começar com uma deturpação bastante simples, que é evidente em sua origem. A famosa frase “Os comunistas vão roubar a sua casa!” surgiu como uma tentativa de demonizar o propósito revolucionário baseado na abolição da propriedade privada. Mas, de antemão, essa afirmação não se refere à sua propriedade pessoal.

Nesse contexto, a propriedade privada diz respeito à propriedade dos meios de produção, ou seja, propriedade burguesa, que gera capital por meio da exploração do trabalho. Portanto, se você possui uma casa, carro, videogame ou qualquer outra coisa que conquistou com seu próprio trabalho, não há motivo para se preocupar.

A nós, comunistas, já acusaram de querer suprimir a propriedade adquirida individualmente por meio do trabalho, essa propriedade que constituiria a base de toda liberdade, atividade e autonomia pessoal.

Esse parágrafo do “Manifesto do Partido Comunista,” escrito por Marx e Engels no segundo capítulo, ilustra como a abordagem da direita representa um grupo vil e mentiroso frequentemente esconde seus interesses, burgueses e, muitas vezes, fascistas, por trás de deturpações. Esse foi o caso desde que o espectro do comunismo começou a rondar a Europa e provavelmente continuará assim durante toda a luta pela revolução.

Propriedade adquirida, conquistada, resultante de mérito pessoal! Os senhores estão se referindo àquela propriedade dos pequenos burgueses e pequenos agricultores que antecedeu a propriedade burguesa? Essa, não precisamos suprimir, pois o desenvolvimento da indústria já a está suprimindo e continua a fazê-lo dia após dia.

Portanto, não se preocupe, pequenos burgueses que pagam aluguel por suas lojas ou restaurantes. Sua verdadeira preocupação deve ser com a verdadeira burguesia que busca monopolizar o mercado e impedir que aqueles menos favorecidos avancem.

Como você pode ver, com apenas dois parágrafos, é possível esclarecer os equívocos da direita. Se as pessoas lessem, dado que Marx já explicou tudo, minha presença aqui seria inútil, pois ela é, apenas, para alertar e incentivar o pensamento independente, para que você não seja influenciado por falsidades criadas com o intuito de afastar os trabalhadores de suas próprias aspirações.

--

--

Eduardo Prachedes
Eduardo Prachedes

No responses yet